Postagens populares

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Perguntas

Após leitura dos textos do módulo III e de assistir ao vídeo da Gerdau, é nítida a mudança cultural que a sociedade passou nas últimas décadas e isso se evidencia nas crianças pela sua independência, dinamicidade e características.
Podemos constatar essas mudanças não só na escola mas nas famílias. Atualmente nossas crianças são mais críticas, autônomas, questionadoras, inventam, debatem, produzem, são curiosas. Mas precisamos estar prontos para fazer essa leitura porque senão julgaremos erroneamente, dizendo como habitualmente fazemos " as crianças não brincam mais, não produzem, não se movimentam...como na nossa época". É verdade, houve alterações sim e nós precisamos fazer com que a Escola acompanhe essa mudança, caso contrário não teremos atrativos a oferecer.
A Escola/Educação formal precisa se associar ao novo, a tecnologia, a linguagem sem perder sua função primária que é de ensinar, dar afeto e contribuir para formar cidadãos.
O desafio é grande e a insegurança de não estar no caminho certo, maior ainda, pois tenho com certeza o medo da maioria dos professores, o de ser julgado complacente, de ter pouco domínio da turma e bastante do conteúdo.
Todos já ouvimos falar da Escola da Ponte. Eu participei de uma palestra com o mestre de lá e pairou na minha cabeça uma dúvida, a de que aquilo é conversa fiada, mas não, precisamos mudar, senão dentro em pouco não seremos escola e sim um parque de dinossauros onde é obrigado a participação. Mas preciso de ajuda para conseguir mudar minha postura e meu pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário